sexta-feira, 1 de maio de 2009

....AMOR VERDADEIRO.... ( Companhia )








Chega à madrugada
Uma emoção toma conta de mim
Sinto o silêncio penetrar minha alma
Começo a relembrar toda minha história
Momentos em que procurava por alguém
Não tinha nem idéia de quem
Apenas queria ser amado
Demorou muito tempo e hoje tenho você ao meu lado
Amor verdadeiro
Amor ardente
Amor que se faz presente
Amor que sempre sonhei
O dia começa a nascer
Olho para o lado e vejo você
Que sem perceber completa o meu ser
Mais um dia chegou....
Para minha alegria.
Em poder contar com sua COMPANHIA...
Guto Buarque

terça-feira, 28 de abril de 2009

Com Amor

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vinculo da perfeição." - Paulo. (COLOSSENSES, 3:14.)
Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo.
Nenhum dispensará as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades.
O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos.
O trabalho constituir-se-á de lutas, de sofrimentos, de sacrifícios, de suor, de testemunhos.
Toda a preparação é necessária, no capitulo da resistência; entretanto, sobre tudo isto é indispensável revestir-se nossa alma de caridade, que é amor sublime.
A nobreza de caráter, a confiança, a benevolência, a fé, a ciência, a penetração, os dons e as possibilidades são fios preciosos, mas o amor é o tear divino que os entrelaçará, tecendo a túnica da perfeição espiritual.
A disciplina e a educação, a escola e a cultura, o esforço e a obra, são flores e frutos na árvore da vida, todavia, o amor é a raiz eterna.
Mas, como amaremos no serviço diário?
Renovemo-nos no espírito do Senhor e compreendamos os nossos semelhantes.
Auxiliemos em silêncio, entendendo a situação de cada um, temperando a bondade com a energia, e a fraternidade com a justiça.
Ouçamos a sugestão do amor, a cada passo, na senda evolutiva.
Quem ama, compreende; e quem compreende, trabalha pelo mundo melhor.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Vinha de Luz. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Lição 5. Edição Internet baseada na 14a edição (Download do livro em http://www.febnet.org.br/). Rio de Janeiro, RJ: FEB. 1996.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Lei do Amor


O amor resume toda a Doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida o homem só te instintos, mais avançado e corrompido tem sensações, mais instruído e purificado tem sentimentos. E o amor é o requinte do sentimento, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse som interior que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre humanas.
A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, sobrelevando-se a humanidade ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento. Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo. Seus pés são leves, ele vive como que transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina "amor", fez estremecer os povos, os mártires, ébrios de esperança. O espiritismo por sua vez vem pronunciar a segunda palavra do alfabeto divino. Ficai atentos porque esta palavra levanta a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação vencendo a morte revela o homem deslumbrado o seu patrimônio intelectual, mas já não é mais com suplícios que ela conduz e sim à conquista do seu ser, elevado e transfigurado.
O sangue resgatou o espírito, e o espírito deve agora resgatar o homem da matéria. Disse que o homem, no seu início tem apenas instintos, aquele pois de que os instintos dominam está mais próximo do ponto de partida do que o alvo. para avançar em direção ao alvo é necessário vencer os instintos a favor dos sentimentos, ou seja, aperfeiçoar a estes sufocando os germes latentes da matéria.
Os instintos são as germinações e os embriões dos sentimentos, trazem consigo o progresso, como a bolota oculta o carvalho. Os serem menos adiantados são os que, libertando-se lentamente de sua crisálida permanecem subjugados pelos seus instintos. O espírito deve ser cultivado como um campo, toda a riqueza futura depende do trabalho atual, e mais que os bens terrenos, ele os conduzirá a gloriosa elevação. Será então que, compreendido a lei do amor que une a todos os seres, nela buscarás os suaves prazeres da alma, que são o prelúdio da alegrias celestes.
Lázaro - Paris. 1862

Modelo Maior


"Falar de doçura de sentimentos em um mundo tão conturbado como o vosso, tão preso ainda ao orgulho e a interesses mesquinhos, é como falar da existência de água no deserto escaldante!
Mas, como há oásis na imensidão dos desertos, também há de ter o sentimento de afabilidade em vosso mundo. A conquista desta virtude, que se traduz nos sentimentos de amor ao próximo, deve ser objeto de busca incessante do Espírito.

É preciso que busqueis um modelo para vossas ações. O modelo maior é, sem, dúvida Jesus, o Espírito mais perfeito que já habitou vosso planeta! No entanto, os modelos em que procurais vos guiar estão muito distantes do Senhor, pois são os que conseguiram o sucesso no mundo material, os que são olhados como ídolos pela imensa multidão.

Para justificar vossas deficiências, muitas vezes procurais comparar-vos com os que estão numa situação moral ainda menos elevada que a vossa. Assim, vos nivelando por baixo, credes não precisar modificar vossas vidas e vos livrar dos vícios, já que os parâmetros por vós escolhidos são ainda mais viciosos.

Olhando para baixo, achais que estais no alto. Mas, quando olhardes para os exemplos que vos são constantemente mostrados pelos amigos espirituais, vereis que estais ainda nos primeiros degraus de vossa escalada rumo às altas posições para as quais fostes criados. Já fostes piores, podeis argumentar, mas que não sirva de consolo esta verdade. Ao contrário, verificando vosso progresso podereis mudar ainda mais, pois tendes muito ainda a caminhar.

Freqüentemente sois muito exigentes com os que vos cercam e complacentes com os vossos erros, traduzindo este sentimento através da intolerância com o vosso próximo. Sabeis, porém, que é justamente da forma contrária que deveis conduzir-vos nas vossas relações pessoais, sociais, profissionais e familiares.

Procurai ser condescendentes com o vosso próximo, compreendendo suas deficiências, ajudando-os a superá-las, e sede mais rigorosos com vossos próprios males que devem ser combatidos com veemência. Agindo assim estareis produzindo em vós mesmos as condições de melhoria, caminhando assim dentro dos preceitos cristãos. Atendei, pois, aos apelos que vos fazem freqüentemente os Espíritos amigos e burileis vosso Espírito na busca da melhoria diária. Que a paz de Jesus, o modelo maior, esteja convosco em todos os momentos desta árdua caminhada!”

Espírito: Um Espírito amigo.
Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec

O momento é de prova? Ergue-te e aceita a vida.
Não te queixes, trabalha. Nem te desculpes, ora.
O serviço no bem é paz e esquecimento.
Ante as crises que encontres, faze o melhor que possas.
Nas árvores podadas, Deus multiplica os frutos.
Ama, serve e não temas. Deus agirá por ti.
Emmanuel