segunda-feira, 27 de abril de 2009

Modelo Maior


"Falar de doçura de sentimentos em um mundo tão conturbado como o vosso, tão preso ainda ao orgulho e a interesses mesquinhos, é como falar da existência de água no deserto escaldante!
Mas, como há oásis na imensidão dos desertos, também há de ter o sentimento de afabilidade em vosso mundo. A conquista desta virtude, que se traduz nos sentimentos de amor ao próximo, deve ser objeto de busca incessante do Espírito.

É preciso que busqueis um modelo para vossas ações. O modelo maior é, sem, dúvida Jesus, o Espírito mais perfeito que já habitou vosso planeta! No entanto, os modelos em que procurais vos guiar estão muito distantes do Senhor, pois são os que conseguiram o sucesso no mundo material, os que são olhados como ídolos pela imensa multidão.

Para justificar vossas deficiências, muitas vezes procurais comparar-vos com os que estão numa situação moral ainda menos elevada que a vossa. Assim, vos nivelando por baixo, credes não precisar modificar vossas vidas e vos livrar dos vícios, já que os parâmetros por vós escolhidos são ainda mais viciosos.

Olhando para baixo, achais que estais no alto. Mas, quando olhardes para os exemplos que vos são constantemente mostrados pelos amigos espirituais, vereis que estais ainda nos primeiros degraus de vossa escalada rumo às altas posições para as quais fostes criados. Já fostes piores, podeis argumentar, mas que não sirva de consolo esta verdade. Ao contrário, verificando vosso progresso podereis mudar ainda mais, pois tendes muito ainda a caminhar.

Freqüentemente sois muito exigentes com os que vos cercam e complacentes com os vossos erros, traduzindo este sentimento através da intolerância com o vosso próximo. Sabeis, porém, que é justamente da forma contrária que deveis conduzir-vos nas vossas relações pessoais, sociais, profissionais e familiares.

Procurai ser condescendentes com o vosso próximo, compreendendo suas deficiências, ajudando-os a superá-las, e sede mais rigorosos com vossos próprios males que devem ser combatidos com veemência. Agindo assim estareis produzindo em vós mesmos as condições de melhoria, caminhando assim dentro dos preceitos cristãos. Atendei, pois, aos apelos que vos fazem freqüentemente os Espíritos amigos e burileis vosso Espírito na busca da melhoria diária. Que a paz de Jesus, o modelo maior, esteja convosco em todos os momentos desta árdua caminhada!”

Espírito: Um Espírito amigo.
Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec

Nenhum comentário: